A um ano das eleições municipais, a tendência de nacionalização das eleições domina as pré-candidaturas às prefeituras das Capitais brasileiras, que também terão disputas entre partidos da base lulista e pragmatismo em parte do bolsonarismo.
Aliados do presidente Lula (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) devem se enfrentar na maioria das capitais em 2024, embora em nenhuma delas exista um cenário claro de polarização entre candidaturas do PT e PL.
Uma reportagem da Folha de São Paulo fez uma análise desse cenário que divide os dois grupos políticos para o pleito do próximo ano, com destaque também para a disputa na Capital paraibana.
Confira:
Um dos ex-ministros de Bolsonaro que pretende ir às urnas é Marcelo Queiroga, que comandou a pasta da Saúde entre 2021 e 2022. Ele assumiu a presidência do PL em João Pessoa para concorrer à prefeitura no próximo ano, mas enfrenta resistências da ala raiz do bolsonarismo paraibano.
Caso seja candidato, deve enfrentar o prefeito Cícero Lucena (PP). Candidato à reeleição, ele tem o apoio do governador João Azevêdo (PSB) e tenta atrair o PT para a chapa, com o aval do presidente Lula.
João Pessoa (PB) e Belém (PA) foram as duas capitais com resultado mais acirrado entre Lula e Bolsonaro em 2022, com o petista à frente, o que pode contribuir para a nacionalização da disputa no próximo ano.


